|
Gincana |
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Emídio Oliveira, está localizada no Povoado do São Roque, município de Ipirá - Bahia é uma entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Ipirá.
Foi construída na gestão de 1977 a 1982 pelo prefeito Jurandy Cunha de Oliveira através do Deputado e Secretário de Educação Carlos Santana quem conseguiu o prédio escolar para o povoado por ter só duas salas de aulas foi ampliada e criada a escola do primeiro grau em 1983 a 1988, prefeito no momento o saudoso Dr. Cícero Roberto Cardoso Cintra como a demanda de alunos é grande, pois a escola acolhe todos os jovens da região e oferece o ensino fundamental II de 5ª a 8ª série em um espaço físico pequeno, o então prefeito Dr. Antonio Diomário Gomes de Sá, em sua gestão de 2005 a 2008 construiu mais duas salas de aulas, dois sanitários, uma sala pequena para os professores com sanitário, uma cantina escadaria e rampa para deficientes.
DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR
Unidade escolar - Escola Municipal Emídio Oliveira
Endereço - Povoado São Roque
Cadastro no MEC/Inep – 29099781
Classificação IDEB - 2,5
Modalidades de ensino - Ensino fundamental II
Quantitativo de alunos - 368 alunos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
A escola possui matriculado no momento 368 alunos, atendendo os alunos do ensino fundamental II de toda a localidade do povoado com seguinte quadro funcional:
Miracy Santos da Silva – Diretora
Sandra Buranhem de Lacerda dos Santos – Vice-diretora
Amenildes Oliveira Fernandes
Anselmo Pinheiro Costa - Professor
Arlete Almeida Matos - Professora
Cinthia Bastos Souza - Professora
Claudiana de Jesus Carvalho - Professora
Eliete de Oliveira - Professora
Gleidson Azevedo de Souza - Professor
Itajaí da Silva Araújo - Professor
Jailda Bianck da Silva - Professora
Jaqueline Santana Nascimento - Professora
Luís Vanderlei Carvalho Figueredo - Professor
Maizo Santos de Oliveira - Professor
Maria Neuza Mendes dos Santos - professora
Maria Das Dores Oliveira Ribeiro - Professora
Marli Dias Cerqueira - Professora
Mareni Silva Figueredo - Professora
Zenilda Santos de Moura - Professora
Valdson Mendes dos Santos - Secretário
Maria Gilza Buranhem de Lacerda – Agente Administrativo
Amerelina Oliveira de Souza - Agente de Portaria
Betânia Leite Campos – Agente de Portaria
Edvaldo Souza Campos - Guarda
Ironeide Souza de Oliviera Santos – Agente de Portaria
Marivone Mendes de Oliveira – Agente de Portaria
Nelson Moreira Bastos - Guarda
Nivalda Guerra dos Santos – Agente de Portaria
ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A Escola Municipal Emídio Oliveira disponibiliza de sete salas de aula, uma secretaria que funciona em conjunto com a diretoria, uma sala dos professores com banheiro, dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência e uma cozinha, além uma área descoberta que serve para os alunos lancharem nos intervalos, área de lazer e de eventos existe outra área na lateral da escola de terra batida.
A escola ainda não disponibiliza de laboratório de informática e biblioteca
PERFIL DOS ESTUDANTES
Atualmente a escola, tem como estudantes jovens na faixa etária acima de 10 anos de idade no ensino fundamental II de 5ª série do 6° ano a 8ª série do 9° ano.
O povoado tem como principal renda familiar o programa do governo da bolsa família, agricultura e pecuária, as residências são de casas simples.
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
O povoado do São Roque, situa-se a 45 km da sede do Município de Ipirá. Não se sabe exatamente a superfície, mas os seus limites são: ao Leste, Serra Preta; ao Sudeste, Ipecaetá; ao Sul, Rafael Jambeiro; ao Oeste, povoado de Coração de Maria; ao Norte, Fazenda Laje; ao Nordeste, Riachão do Jacuípe. O acesso se dá via estrada do feijão sentido Feira de Santana, desvia em estrada de chão na altura do Km 66 passando pelo povoado de Cachoeirinha utiliza-se como meio de transportes: o pau-de-arara feito por caminhão, ônibus, microônibus, motos, cavalo, bicicleta e carroça.
Hoje o povoado possui duas praças uma já encontra calçada e a outra em construção do calçamento encontra-se em andamento há várias ruas no povoado também sem calçamento, porém, com iluminação elétrica, água do chafariz e em processo final de instalações a água da embasa.
O clima da região é semi-árido, solo arenoso, sua vegetação é rica em caatinga e capoeiras, o relevo predomina o planalto e planícies e nos meses de abril a junho e setembro a dezembro acontece o período das chuvas. O povoado é banhado pelo rio Paratigi e seus afluentes como os riachos: do Cipó, Gonçalão, Pilar, Munbuco, Salgado e Três Voltas. O povoado é bem diversificado a economia baseia-se em agricultura e pecuária, comércio local é distribuído em padaria, mercadinhos, bares, armarinho e loja de roupa e eletrodoméstico, dois prédios escolar: A Escola municipal Alonso Oliveira que dispõe do ensino fundamental menor e a Escola Municipal Emídio Oliveira com o ensino fundamental maior, a religião no povoado é bem diversificada, pois há a igreja católica e várias igrejas evangélicas.
No povoado há um Centro Digital de Tecnologia com computadores e internet a disposição da comunidade implantado pelo prefeito atual Diomário de Sá e o PRO-JOVEM que tenta socializar os adolescentes com o objetivo de evitar o envolvimento com problemas de drogas, gravidez precoce e a violência e como laser a comunidade dispõe de uma quadra poli esportiva construída pelo prefeito Antonio Diomário de Sá e um campo de futebol.