A Escola Municipal Emídio Oliveira, recebeu este nome em homenagem ao saudoso São Roquese, Emídio Augusto de Oliveira, nascido no ano de 1899 e falecido em 1989, ele destacou-se nas buscas pelas melhorias do avanço do povoado do São Roque. A escola Emídio Oliveira, situa-se na Rua do Retiro, s/n, Povoado do São Roque.
Ela foi construída na gestão 1977 a 1982 pelo prefeito Jurandy Cunha de Oliveira através do Deputado e Secretário de Educação Carlos Santana quem conseguiu o prédio escolar para o povoado por ter só duas salas de aulas foi ampliada e criada a escola do primeiro grau em 1983 a 1988, prefeito no momento o saudoso Dr. Cícero Roberto Cardoso Cintra como a demanda de alunos é grande, pois a escola acolhe todos os jovens da região e oferece o ensino fundamental II de 5ª a 8ª série e o espaço é pequeno, o então prefeito Dr. Antonio Diomário Gomes de Sá, em sua gestão de 2005 a 2008 construiu mais duas salas de aulas, um sanitário masculino, um sanitário feminino, sala pequena para os professores com um sanitário, uma cantina escadaria e rampa para deficientes.
Hoje se encontra matriculados 358 alunos distribuídos em dez salas de aulas com uma iluminação precária e pouca ventilada. O espaço físico da escola é de: sete salas de aula, um sanitário masculino, um sanitário feminino, sala pequena para os professores com um sanitário, uma cantina, secretaria que funciona em conjunto com a diretoria, uma área descoberta e outra na lateral da escola de terra batida.
Atualmente a escola dispõe de dezessete professores, diretora, vice-diretora, secretário, uma merendeira, duas serviços gerais efetivas e uma contratada pelo REDA, uma agente administrativo e dois porteiros.
A escola prioriza os conhecimentos dos educandos de forma que temos: seis professores graduados, oito professores cursando suas graduações e uma professora com o curso do magistério, diretora graduada, vice cursando, secretário e uma serviço geral que possui o ensino médio, e os demais funcionários cursaram o ensino fundamental menor. A maioria dos alunos necessita de transporte escolar para se deslocarem de suas residências e chegarem à escola e a participação da família na é regular.